
Empresas são parecidas com pessoas. Nascem, crescem e como a maioria dos indivíduos, necessitam de cuidados ao longo da vida. Não é de se estranhar, portanto, que também recorram a cuidados médicos quando sentem que algo não está bem, como qualquer pessoa normal. Nesse momento surge a figura do consultor, que como um médico, analisa todos os “sintomas” de forma minuciosa, diagnosticando as possíveis causas e o tratamento mais correto. Este profissional, munido de ampla experiência, sigilo profissional e visão imparcial, é um poderoso aliado no desenvolvimento de uma organização.
Mas, afinal, quando é o melhor momento de lançar mão de sua ajuda?
Atento á estratégia do negócio, o consultor empresarial investiga como a organização utiliza seus recursos tecnológicos, financeiros e humanos para, só então, apontar as soluções mais adequadas aos problemas operacionais. Afinal, receita pronta para o sucesso não existe.
Atualmente o crescimento pela busca de uma ajuda externa especializada cresceu consideravelmente nos últimos anos e até as áreas médicas, farmacêuticas e de beleza que costumavam a não se preocupar com esse tipo de serviço, estão cada vez mais procurando esse tipo de ajuda.
Há que procure ajuda de uma consultoria apenas em situações de caos. Mas é bom saber que nem só na crise esse apoio é necessário. Também é hora de chamar um consultor quando um desafio foge a capacitação técnica do empresário e de suas equipe ou simplesmente de sua empresa. (lembre-se: “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”.).
Mas, seja qual for o caso, sempre existem soluções que podem ser adequadas a qualquer tipo de problema.
( Rio, dezembro 2002.Jornal: Beleza ponto com Jornalista: Henrique Pinha )
Nenhum comentário:
Postar um comentário