segunda-feira, 6 de julho de 2009

Valorização do Cliente Interno

A valorização do cliente interno. Afinal, quem são eles? Muito tem se falado nas empresas sobre clientes internos. Mas, afinal ,quem são eles e como devemos tratá-los? Atualmente, a maioria das empresas (nos diversos ramos - comércio, indústria e serviços) estão sempre se preocupando com as mudanças utilizando as melhores ferramentas de trabalho: computadores de ultima geração, máquinas moderníssimas e, principalmente, pessoas capacitadas. Essas sim, são o principal motivo do sucesso empresarial de qualquer negócio e o principal ativo tambem. Pois, de qualquer forma, independente do que as empresas fazem ou produzem, o valor agregado ao produto sempre será o serviço acrescentado ao mesmo: na entrega, no atendimento e na solução dos problemas do cliente. O cliente interno é o próprio funcionário, muito citado no século XXI como colaborador. E como anda a satisfação dos funcionários perante a empresa? Eles se sentem reconhecidos pelo trabalho que fazem? Estão constantemente envolvidos com os objetivos e as metas da empresa? Conseguem expor opiniões para a melhoria da organização? A satisfação do cliente interno ou colaborador deve ser equivalente a do cliente externo, sabem por que? Porque são essas pessoas que vão agregar ao produto da empresa um serviço que será o diferencial. E a satisfação do cliente interno não depende somente das ações da empresa, mas sim do próprio colaborador que trabalha nela, pois um serviço interno depende do serviço do outro, como assim? Se todos os colaboradores da empresa trabalham em sintonia e prontos a servirem os seus colegas de trabalho, certamente a satisfação de trabalhar na empresa será muito maior do que os próprios benefícios que a empresa oferece. O que seria do trabalho esforçado do vendedor se a entrega do produto não estiver boa? O que seria do setor financeiro se o vendedor vendesse para clientes sem credito? O que seria dos colaboradores internos se o setor administrativo não puder resolver os problemas internos de recursos?O mais importante, para que haja um trabalho em harmonia, é que cada colaborador tenha sempre em mente que algum outro colaborador, da empresa que ele trabalha, depende que o trabalho dele seja bem feito. O trabalho em equipe é fundamental para a perpetuação e crescimento de qualquer empresa. Então, faça sempre bem feito e dê o máximo que puder pelo seu cliente interno. O resultado certamente repercutirá no seu cliente externo e no crescimento da sua empresa.

BUSINESS & LEADERSHIP CONSULTORIA

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