quarta-feira, 17 de abril de 2013


DOS PEQUENOS EXEMPLOS.....

Estava em um posto de conveniência semana passada com meu filho de dois anos e meio, quando uma senhora distraidamente deixou cair uma moeda de cinquenta centavos.  Meu filho, mais que prontamente, abaixou e pegou a moedinha e entregou a senhora que já saía do local, sem dar falta da referida importância.

Fiquei olhando aquela cena sem interferir em nada. Obviamente meu orgulho de pai aflorou. Mas, o que me chamou mais a atenção, além daquele gesto puro e infantil, foi o fato de ele ter feito o que era certo. Ou seja, devolver o dinheiro a quem era de direito. Sem dúvida ou indecisão. Mesmo eu sabendo que na cabecinha dele o valor propriamente dito do dinheiro ainda não existe, ele poderia simplesmente pegar por pegar, ou pelo simples sentimento de posse, independente de qualquer coisa. Mas ele não o fez. Foi lá e devolveu o dinheiro.

Comecei então a divagar e me questionei: Será que nossos valores éticos do que é certo ou errado, que nasceram e cresceram junto com todos nós, acabam sendo esquecidos por não termos a cobrança dos mesmos pela sociedade em que vivemos?   Falo isso dos menores aos maiores exemplos.  Do papel no chão ao roubo, do atravessar ao sinal vermelho a corrupção. Todos em maior ou menor grau.

Será que se tivéssemos aula de ética desde criancinha, campanha na tv e personagem ético na novela as coisas seriam diferentes? Pode ser que sim. O  que eu sei é que infelizmente quando falamos de ética, falamos de características comportamentais benéficas tipo respeito, bondade que muitas pessoas veem como uma “obrigação” no sentido até pejorativo. Como se o comportamento ético fosse um fardo a ser carregado e aplicado. É, hoje tudo está assim. Bem diferente de como deveria ser.

Por isso peço a todos os que leem estas linhas que relembrem desde lá da infância como éramos e como fazíamos todas as coisas de forma pura e inocente, assim como meu filho, pois, com certeza teremos conseguido aplicar o principio do fazer sempre o que é correto. Não porque dizem para você que deve ser feito por esse ou por aquele motivo mais por ser correto agir assim. Por ser o certo. Por ser ético.

Boa semana e sorte a todos;

Leonardo Lima

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo, eu acho que as características comportamentais de cada um são adquiridas com o tempo, e muitas vezes distorcidas com a vida. Fazer sempre o que é correto seria mais fácil, se não estivéssemos o tempo todo mergulhados em situações onde se vê pouca ética.

    ResponderExcluir